Buscar

A gordura dos alimentos nem sempre te faz engordar.


É comum associarmos a palavra “gordura” e já pensarmos que vamos engordar se consumirmos toda e qualquer tipo de gordura.



Porém, o organismo humano precisa, em cerca, de 30% da quantidade de calorias vindas das gorduras, que são responsáveis pela absorção de algumas vitaminas, formação de hormônios, equilíbrio de temperatura do corpo, formação de membranas, entre outras atividades.



O que entra no “X” da questão é a QUALIDADE dessa gordura que, SIM, faz toda diferença.



Neste sentido é fundamental: eliminar gordura industrializada tipo vegetal ou hidrogenada, controlar o consumo de gordura saturada, proveniente de fontes animais e melhorar o consumo de gorduras insaturadas, ricas em ômegas como abacate, peixes, azeite, castanhas e sementes – são alternativas para manter a saúde e o controle do peso ou, até mesmo, promover o emagrecimento.



A gordura é importante, nas quantidades e composição equilibrada, dentro de um planejamento dietético elaborado pelo seu nutricionista, não engorda."

É importante ressaltar que a gordura é sim um macronutriente mais calórico, pois em 1g de gordura tem 9 calorias, enquanto 1g de proteína tem 4. Ou seja, a gordura mal distribuída e em excesso pode te engordar sim, por isso a necessidade de ter o seu nutricionista.


Equilíbrio é tudo na vida, não é mesmo? Pois, lembre-se, qualquer macronutriente (carboidratos, proteínas e gorduras) com ingestão acima do recomendado pode causar um aumento de peso.


Gostou dessas dicas? Confira outros artigos em nosso blog e fique por dentro do melhor conteúdo sobre saúde e sabor, aqui no Empório da Terra Minas.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo