Buscar

Homus (pasta de grão de bico)



Ingredientes:


  • 190 g de grão de bico secos (475 g quando cozido);

  • 1 ou 2 dentes de alho;

  • 1 colher de sopa azeite, outro tanto na hora de servir;

  • 1 colher de sopa bem cheia de tahine;

  • 2 colheres de sopa de suco limão;

  • 3/4 colheres de sopa de sal;

  • 1 pitada de cominho em pó (um pouco mais se quiser).

Mergulhe o grão de bico em um grande recipiente com água (a água deve ultrapassar o nível de grão de bico) e acrescente uma colher de chá de bicarbonato. Deixe por no mínimo seis horas (se possível 12h ou uma noite inteira). Coe, lave e coloque-os em uma panela de pressão, cubra com água fria deixando de 2 a 3cm de agua acima dos grãos, junte mais uma colher de chá de bicarbonato, feche a panela e coloque em fogo alto. Quando alcançar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos, até que o grão de bico fique macio. Escorra o grão de bico reservando a água do cozimento


Modo de preparo:


Mergulhe o grão de bico em um grande recipiente com água (a água deve ultrapassar o nível de grão de bico) e acrescente uma colher de chá de bicarbonato. Deixe por no mínimo seis horas (se possível 12h ou uma noite inteira). Coe, lave e coloque-os em uma panela de pressão, cubra com água fria deixando de 2 a 3cm de agua acima dos grãos, junte mais uma colher de chá de bicarbonato, feche a panela e coloque em fogo alto. Quando alcançar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos, até que o grão de bico fique macio. Escorra o grão de bico reservando a água do cozimento.


Coloque o grão de bico ainda quente em um mixer ou liquidificador com todos os ingredientes restantes, e cerca de 80 ml água de cozimento. Misture bem até a pasta ficar lisa; Adicionar um pouco mais da água do cozimento, se necessário, para torná-lo ainda mais cremoso. O Homus irá engrossar quando esfriar, por isso deve ser um pouco mais líquido do que você quer obter no final. Prove e ajuste o tempero conforme suas preferências (mais alho, mais sal, mais suco de limão, tahini, cominho). Cubra e leve à geladeira. Ele fica ainda melhor no dia seguinte. Sirva com um pouco de azeite com triângulos de pita, palitos de cenoura, fatias de rabanete, couve flor, bolinhos de carne, o que você quiser!


Sabor & Saúde você encontra aqui no Empório da Terra Minas.

Confira outras receitas deliciosas!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo